sábado, 23 de fevereiro de 2008

Saudades da Vó Maria...ô Vó...



Era ela quem me recebia sempre com sorrisos, até quando estava triste; Era ela quem me puxava e segurava a minha mão e me dava aquele abraço; Era ela quem me dava colo e me adulava o tempo todo; Era ela quem fazia o melhor café do mundo... Era ela, que mesmo adoecida, brincava mostrando a língua e ria... Era ela quem contava as histórias de vida mais belas que já ouvi... Era ela quem recebia meus singelos presentes, mesmo que fosse uma flor arrancada de uma canteiro, era nos olhos dela que eu descobria a gratidão... Era ela quem cuidava da casa, das flores, dos bichos; Era ela que mesmo não sendo alfabetizada, que trazia na alma uma sabedoria inexplicável...que estampava em sua face, o que tinha em seu coração, sobre a sua fé inabalável até os últimos momentos, sobre seu Deus... Era ela... Uma senhora simples, nobreza que não se explicava em seus atos de humildade, generosa como só ela soube ser... Era ela quem ficava me olhando ir embora, agarrada nas grades do seu portão... Minha mãezinha, minha avó, a minha Maria... Meu exemplo de mulher, de amor, de perdão, de força, de silêncio... Ela era a minha vó Maria...


Que saudades que tenho dela, como lembrar dela em cada minucioso detalhe
me faz encher os olhos de lágrimas, por que eu queria abraçá-la e não posso, por que esta vontade não passa meu Deus?! Como isso aperta dentro de mim, e não passa... Não me conforto ao estar ciente de que nunca mais enquanto eu viver, vou poder vê-la, nem abraçá-la, nem beijá-lá, nem mostrar a língua pra ela, como ela fazia comigo! A saudade é intensa, e essa saudade dói... a lembrança dói, emociona... Não dá para falar dela, sem se emocionar... Hoje, 23 de fevereiro de 2008, completa um ano do seu falecimento, faz um ano que vivo sem ela, que não a vejo, há um ano ela cumpriu sua missão e partiu, deixando saudades, lições, lembranças que o tempo jamais vai me tirar... Ela não vive mais, mas sei que ela ainda existe, ela existe sim, ela está aqui dentro de mim... De onde ela estiver, ela estará sempre me olhando, me cuidando... e isso às vezes me conforta. Saber que ela está bem, que está em paz... A agonia que passamos há um ano atrás, volta em flashes na minha memória... eu tento não me apavorar com a idéia do "nunca mais"... Talvez o verdadeiro conforto que necessitamos, esteja no alívio da alma, quando tivermos a certeza que não a temos mais entre nós em forma física, humana, mas sim em forma de luz, de ar... que não vemos, não tocamos, mas podemos sentir, porque nós todos somos isso...o tempo de cada um é que é diferente! Eu não desejo a ninguém esse vazio que a ausência causa. De um ser amado, de uma pessoa querida, de uma pessoa boa que viveu mais pelos outros do que para si mesma... Explicar?!? Isso não existe... Não dá pra explicar... eu tento entender o que é a vida, o que é estar viva a cada minuto... e percebo que para ser feliz, e viver em quanto há tempo é preciso não saber de tudo, é preciso não compreender as razões do amor e da vida, que as lógicas jamais explicariam. É preciso acreditar que o destino realmente existe, e que não cai se quer uma folha da árvore, se não for pela vontade de Deus... Sabe, a minha vó me ensinou muito, talvez ela não me falasse o tempo todo diretamente sobre Deus, mas o tempo todo ela estava com Ele, ela me mostrava a sua fé, e sua devoção em atos... que me faziam compreender muito mais do que mil palavras... Ela estava sempre agradecida, ela não reclamava da vida... enquanto outros nem se lembram dEle, por que se queixam o tempo inteiro! Ela não abria mão dEle de jeito nenhum... era lindo, minha vó e Deus sempre foram grandes amigos... eu via isso! Talvez ninguém me veja falando muito, mas é que em certos casos, eu prefiro só escutar, observar... com ela era assim... eu nunca vou me esquecer dela, nem das lembranças que ainda tenho na mente, o tempo de vida que passamos juntas! Talvez eu tenha falhado como neta algumas vezes, podia ter sido muito mais, da forma que ela foi muito pra mim... se ela soubesse a admiração que eu tenho por ela, pela história de vida dela...que me fez muito bem, que me acrescentou algo mais, como ser humano! Coisas simples, mas capazes de tornar um ser humano verdadeiramente grande! O bom é saber que ela nunca fez nada, nem foi, esperando algo em troca...ela sempre me deu muito amor e carinho...a mãe e pai do meu pai... minha vó... Deus, e a senhora sabem o quanto eu te amo, o quanto sinto saudades, o quanto eu sou grata pelo ser maravilhoso que foi em minha vida... nós sabemos! E como me sinto feliz, ao imaginar que eu ainda vou te ver, não importa quando, mas eu sei que eu vou te ver de novo vó...é uma certeza que eu tenho... e não me dá medo, muito pelo contrário... isso também me alivia! aah vó, obrigada por me visitar em sonhos!!!isso me contenta... e em minhas orações quando eu falo com você, eu sei vó, que a senhora vai estar sempre me escutando! é uma coisa nossa... coisas de vó e neta...

Bom, para as pessoas que leram, fica aqui o meu sincero agradecimento!
Para muitos sei que é perca de tempo, mas isso é só algo que se passa dentro de mim, e hoje, como é uma data que me marca, eu não podia deixar de falar o que eu sinto... Ame as pessoas, não espere ser amado não, ameee!! Você é muito mais feliz quando sabe que é capaz de amar de verdade!! O tempo passa e vai amenizando essa ausência...o tempo cura, mas as lembranças são pra sempre...e lembrem-se sempre, que o único tempo que temos para amar, e sermos melhores, é a própria vida...e a gente não sabe o quanto ela dura! O tempo que temos é a vida!

Então é isso...mais uma vez, muito obrigada!!

Bom sábado!
Um Beijo!

4 comentários:

Anônimo disse...

Aiin treim..vc mais uma vez emocionando agente!!
Q lindoo o texto..ate arrepieii!!
Imagino a falta q ela faz pra vC!! Mas como vc mesma disse..em algum lugar ela ta olhando por vc, feliz e orgulhosa da neta q teem!
Bjoooo Gemáá
adorooo muitauM!
bruh

Anônimo disse...

Nossa floor..fico lindíssimo oq escreveu..essa tem o dom,num eh atoa ki decidiu ser jornalista ;)fiquei emocionada e arrepiada tbm..nao to copiando o comentário da Bruna nao..ja tinha dito isso pra vc!!!
Um beijoo! Adoroo³³³

Unknown disse...

Oh Bi...
Que lindu é bom saber que naum so eu sinto e sofro com a falta da minha vó, vc sabe sabe que nos sempre fomos o xodó dela!!!!
Sinceramente neim sei o que dizer
ela é insubstituivel né!!! te amu flor

Anônimo disse...

Oi Bilu..que lindo!!vc me fez chorar...por mais que eu sinta a presença de Vó Maria. hoje caiu a ficha que ela foi embora...bjo grande!Estou feliz e orgulhosa.Tenho uma prima poetisa!!!!!Te dolo linda!
Pati Valente